Liderança, também compreende comunicação eficaz. E não há melhor maneira de fazer isso do que reuniões com a equipe. Elas não precisam ser longas, nem se transformar num show midiático. Sua finalidade é comunicar, sem desperdício de tempo.

Reuniões diárias antes do início de cada turno – Um dos sistemas mais eficazes para manter sua equipe informada é ter reuniões diárias rápidas, antes do começo de cada turno.

  • Com a equipe de suporte (cozinha, preparação, estoque…), esta é uma oportunidade para o chef ou gerente de cozinha passar a todos, os “especiais“ do dia, reforçar o controle do porcionamento, rever a política de higiene, discutir a maneira como as comandas são distribuídas, ou, simplesmente incentivá-los, lembrando-os da importância do trabalho de cada um.
  • Com o pessoal de salão, o gerente ou maître deve garantir que a aparência dos garçons, recepcionistas e equipe do bar esteja à altura dos padrões da casa; é preciso, também, incentivar que os garçons provem os “especiais” e/ou pratos novos. É interessante, também, uma revisão rotineira das normas da casa e informações sobre prováveis eventos.
  • Uma ferramenta extremamente útil para a realização das reuniões de turno é a “ficha de mudança do gestor”. Ela se destina a fornecer uma rápida agenda das tarefas que precisam ser concluídas durante o turno, como pedidos de fornecedores, abertura e fechamento de listas de verificação, compromissos, telefonemas a serem feitos, promoções de marketing, festas agendadas e mudança de tópicos da reunião. Inclui, também, espaço para o gerente para fazer suas anotações, que devem, posteriormente, ser transferidas para um diário, sujeitas a ações futuras.

Reunião gerencial semanal – É extremamente importante que sua equipe de gestão se reúna semanalmente para comparar anotações e revisar o progresso da execução de ações e planejamento da semana anterior. Eu sei que você provavelmente está pensando: “É difícil conseguir uma folga para fazer isso. Como é que eu vou encontrar um tempo que não atrapalhe ninguém para esta reunião?”. Em primeiro lugar, isto não é uma folga, mas parte da rotina do restaurante e deve ter lugar reservado na sua agenda. Mais do que isso: é item básico para uma boa administração. Encontrar o dia e o momento certo é, em grande parte, dependente de quantos gestores você tem. Na área de restauração, talvez as tardes de terça-feira funcionem melhor para a reunião gerencial semanal – isto me foi dito por alguns administradores que já adotam o sistema em seus bares e restaurantes. E, também dá tempo suficiente para preparar os relatórios financeiros semanais e definir as metas para a próxima semana. Além de permitir aos gestores a oportunidade de completar os objetivos e projetos especiais discutidos/estabelecidos na semana anterior. Use os horários de reunião com sabedoria e mantenha uma agenda simples, limitando-as a não mais do que uma ou duas horas.

Livro de registro da gerência – Um dos maiores desafios para o sucesso da gestão do restaurante é a capacidade de comunicar incidentes, mensagens e outros acontecimentos de um turno para o outro e manter um registro de tudo. Pelo que tenho visto, a ferramenta mais escolhida é um “livro padrão” com lombada costurada – que não permite que se arranquem páginas, sem que isso seja notado. O “livrão”, como já ouvi ser chamado, pode ser comprado em qualquer loja de material de escritório. Outra opção, são os sistemas informatizados, com funções similares de segurança. A tecnologia tem gerado uma série de serviços “na nuvem”, incluindo agendamento e criação de aplicativos, que oferecem diários capazes de armazenar registros e histórico de vendas, além de um “diário de bordo”.

Independentemente da versão que você utilize, assuma imediatamente o compromisso de iniciar o processo de reuniões regulares no seu restaurante, assim como um documento de registro dos eventos, acidentes e incidentes do estabelecimento, especialmente incidentes com os funcionários ou clientes. Esta é uma ferramenta de gestão extremamente importante e que vai criar um histórico do dia a dia da casa, possibilitando tanto a detecção de problemas quanto o sucesso de ações tomadas anteriormente.

Boa sorte e bons negócios!

http://www.blogdobanas.com.br/as-reunioes-com-equipe-do-seu-restaurante-sao-essenciais/

últimos Artigos

Chef de Cozinha – Definição, Formação, Atividades

Hotelaria, Restauração
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/Chef-de-Cozinha-Definição-Formação-Atividades.docx [...]
Marcelo Góis

Chocolate Fantasy 20 Recipes

Gastronomia
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/Chocolate-Fantasy-20-Recipes.pdf [...]
Marcelo Góis

Código de ética da hotelaria

Direito, Hotelaria
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/codigo-de-etica-de-hotelaria-2-1.pdf [...]
João Carlos

Comunicação e Marketing

Comunicação, Marketing
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/Comunicação-e-Marketing.docx [...]
Unknown

Comunicação e Turismo

Comunicação, Turismo
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/Comunicação-e-Turismo.pdf [...]
Yvanilde Soares

cookery – jamie oliver

Gastronomia
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/cookery-jamie-oliver.docx [...]
Adilson Barros

50 receitas de cozinha molecular

Gastronomia
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/CUISINE_R-EVOLUTION.pdf [...]
Unknown

creme de marisco

Gastronomia
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/Creme-de-marisco.xls [...]
Unknown

geral@pro-thor.com | Pro-Thor © 2015-2017 | Todos os direitos reservados.