Há algumas razões para o aço inoxidável ser o material preferido para a cozinha do restaurante; entre elas, a durabilidade e facilidade de limpeza/higienização. Além disso, alguns tipos de aço inoxidável (como o usado em tampos de mesa de trabalho comercial) não retêm bactérias e podem ser usados ​​como superfície de contato com o alimento. No entanto, se não estiverem devidamente limpas/higienizadas, são tão nocivas quanto qualquer outra. Além disso, a falta de manutenção e de cuidados com sua proteção, podem fazer com que sofram corrosão como qualquer outro metal.

Resumindo: o aço inox é o material ideal para cozinhas comerciais, mas exige manutenção e limpeza constantes, como qualquer superfície da cozinha.

Para ajudar você neste trabalho, fiz uma extensa pesquisa a respeito do assunto e os pontos que considerei os mais importantes estão listados abaixo:

O que faz do aço inoxidável o aço inoxidável? – Todas as superfícies de aço inoxidável tem uma fina camada de cromo do lado de fora. Esta camada de cromo reage quimicamente com o ar para criar uma superfície lisa, dura que resiste a manchas e corrosão. Qualquer coisa que danifique ou interfira com a interação de cromo/ar (como sujeira, óleo ou arranhões) vai manchar o aço inox, corroer ou enferrujar, por isso a limpeza frequente é necessária.

Como limpar o aço inoxidável – Ao contrário de outros revestimentos resistentes a manchas, que podem se desgastar com repetidas limpezas, a camada de cromo do aço inox nunca se desgasta, mas você tem que tomar certos cuidados. Siga estas dicas para manter corretamente o equipamento de aço inox do seu restaurante:

  • Use pano úmido e detergente neutro – Muitas vezes, a melhor solução de limpeza para equipamentos de aço inox é uma flanela úmida, mas, se você precisa usar um agente de limpeza, adicione um detergente suave na água de lavagem.
  • Esfregue na direção do acabamento – Algumas superfícies de aço inox têm acabamento escovado ou grãos. Durante a limpeza, vá a favor dos grãos, porque esfregando em sentido contrário, você pode danificar o acabamento.
  • Use bicarbonato de sódio para manchas de gordura – Quando a água e detergente não são suficientes, adicione água no bicarbonato de sódio e faça uma pasta para limpar as manchas mais difíceis. Também é possível usar um creme de limpeza comercial, desde que não seja abrasivo.
  • Limpe os respingos imediatamente – Pingos de alimentos, especialmente ácidos, podem danificar a camada protetora de cromo se deixados por muito tempo na superfície. Limpe com um pano úmido, logo que possível. Isso também fará com que seja mais fácil limpar depois, porque a comida não estará ressecada e incrustada.
  • Use um limpador de vidro para remover impressões digitais – O óleo das impressões digitais pode marcar ou manchar o aço inox, especialmente se o acabamento for polido. Onde quer que as marcas sejam visíveis, use um limpador de vidro para remover as impressões digitais no fim do dia, antes do acabamento ficar permanentemente danificado.
  • Enxague a superfície após a limpeza – Qualquer resíduo de sabão ou detergente pode ser prejudicial se deixado por um longo período de tempo na superfície do aço inox. Por isso, enxague com água limpa e um pano úmido depois de limpá-lo.
  • Seque imediatamente – Pingos de “água dura” também podem danificar qualquer acabamento em aço inox. Para evitar, basta secar a superfície após a limpeza para evitar manchas de água.

Coisas a evitar durante a limpeza do aço inox – Ao limpar os equipamentos em aço inox do restaurante, existem algumas precauções para manter em mente.

  • O cloro faz mais mal do que bem – Cloro, ou produtos de limpeza que contenham cloro, vai certamente matar qualquer bactéria na superfície de aço inoxidável, mas também vai quebrar a camada de cromo de proteção. Em vez disso, use uma solução à base de amônia, se precisar de mais “poder” para matar bactérias.
  • Nunca use esponjas abrasivas ásperas e palhas de aço – Material de limpeza abrasivo, como almofadas e lã de aço, vai arranhar o aço inoxidável e fazer com que apareça ferrugem. Utilize apenas escovas e almofadas feitas de nylon, ou qualquer outro material macio e flexível quando for necessária uma maior potência de lavagem.
  • Utilize produtos de limpeza de aço inoxidável como último recurso – Eles só devem ser usados se a superfície estiver arranhada ou manchada, pois atacam o revestimento de cromo. Se o aço não está danificado, o polimento deve ser evitado. Mas, somente em caso de necessidade, pode ajudar a remover manchas e proteger as áreas riscadas da corrosão.

Orientações dadas, agora, é só cuidar dos seus equipamentos.

Boa sorte e bons negócios!

http://www.blogdobanas.com.br/como-manter-o-aco-inox-do-seu-restaurante/

últimos Artigos

tipologia dos atos ilocutórios

Download, Línguas
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/tipologia-dos-actos-ilocutórios.pdf [...]

Ser ou não Proativo

Competências Pessoais, Download
http://pro-thor.com/wp-content/uploads/Ser-ou-não-Proactivo.pdf [...]

Aspetos pessoais e sociais de um empregado de mesa – Qualidades de um empregado de mesa

Hotelaria, Restauração
Não seria razoável ignorar, muito menos contestar, a importância da colaboração do pessoal numa atividade caracterizada por aspetos tão profundamente humanos, como é sem dúvida, o caso da hotelaria. Com [...]

Qualidades físicas e morais que um empregado de mesa tem que ter obrigatoriamente

Hotelaria, Restauração
Ser pontual e cumpridor; Possuir saúde robusta; Cuidar da sua higiene pessoal; Não descurar a sua apresentação: barbeado, penteado, unhas curtas e limpas, vestuário asseado; Usar sapatos pretos e [...]

Bar e Restaurante – Relações Profissionais Com colegas da secção

Hotelaria, Restauração
Dos bons contactos com os colegas da secção e outros, resulta em regra um ótimo e salutar ambiente de trabalho que se irá refletir em todas as secções no campo profissional, e não só… Honestidade, [...]

Restaurante ou Bar: Empregados de Mesa e Bar e o contacto com superiores hierárquicos

Hotelaria, Restauração
Para que o superior não sinta a necessidade de exibir a sua superioridade.          Para quê, obrigar o superior a usar a sua força?         O trabalho, custa muito menos se for feito [...]

Restaurante ou Bar: Empregados de Mesa e Bar e o Contacto com os clientes

Hotelaria, Restauração
Ao contactar com os clientes e de toda a conveniência que se use de um certo tato e perspicácia, pois, se por um lado se reconhece que não se deve usar de servilismo, por outro não podemos esquecer [...]

Higiene em Restaurante e Bar

Hotelaria, Restauração
A higiene é, além de um preceito, um dever que jamais deve ser esquecido, por quantos exercem esta profissão e pretendem valorizar-se dentro da mesma. [...]

geral@pro-thor.com | Pro-Thor © 2015-2017 | Todos os direitos reservados.